segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tempos Modernos

O que é 

Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.
  

Objetivo do sistema

O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção. O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies. 




  


A indústria no inicio do século XX com a realidade atual, mostrando que a evolução produtiva,econômica, sócio-comportamental e tecnológica ocorreu de forma acelerada, mesmo em meio a grandes crises mundiais. Temos como objetivo expor as diferenças dos métodos utilizados antigamente e a tecnologia, que já é fator essencial, na industria atual. O estudo foi feito a partir de pesquisas bibliográficas e analise do filme. Foi constatado que os  modelos de produção do século passado eram, principalmente, o Fordismo e o Taylorismo, O Manifesto Comunista de Marx e Engels demonstrava os anseios do proletariado e que a crise de 1929 causou um grande impacto negativo na economia mundial. Ainda podemos citar que o filme de Charles Chaplin é um retrato fiel da sociedade da época. Já na atualidade, observamos que o método de trabalho adotado é, principalmente, o Toyotismo, com ênfase no just-intime, qualidade produtiva e bem-estar social. Concluímos que a evolução das indústrias se deu a partir da melhoria nos aspectos humano e social, e ainda que essa melhora é contínua. O funcionário, antes negligenciado, agora é o foco principal das empresas, que especializam, zelam e investem na capacitação profissional dos mesmos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário